Não era para ir, e quando é esse o caso o karma tem destas coisas. Não sei porquê mas na sexta feira quando vi a malta a jogar no live report o bichinho começou a subir. Sabia que esta etapa ia ter poucas pessoas, mas quando vi 56 no dia 1A, tive logo a noção que no dia 1B iriam ser mais e que o prize pool seria aliciante. Telefona-se a Tiago Ferreira ( mais conhecido por trambiqueiro do Montijo), e metemo-nos á estrada. Chegados á Figueira jantámos com a companhia já "Bustada" de Pedro Poças e depois optámos por ir-mos sair um bocadinho, bocadinho esse que deu para um copo no picadeiro, outro no NB e mais um no Bergas, mas isto tudo muito rápido visto que tinhamos torneio no dia a seguir e deitar cedo era obrigatório. Dito, feito! 8 da manhã estava na cama a dormir que nem um anjinho ( não façam isto em casa crianças). Na realidade tinha dormido bem na noite anterior e como para mim o poker não é só competição decidi privar uma noite com novas pessoas que não conhecia, debater pontos de vista e criar novos laços de amizade :).

Dia 1

Chegamos entao ao dia 1B, 15ks chips, niveis de 1 h e uma 1ª mesa acessível, mas que não correu nada bem. Tive a sorte numa board em que abro K7 off a board ficar com 4 copas e nao dobrar em kQ5K8, o adevrsário ( Nuno duarte) tinha KQ e podia ter ido todo :), perde-se uma fichas e mudam-me de mesa. até que chego á mesa do grande homem ( Paulo Futre) e perco ainda mais fichas, sendo 2 jogadas com ele, a 1º abro A6 off no CO( blinds 75/150) e ele cola na BB, flop AQ 5 ele sai a donkar 1k eu colo, turn T ele vai apostar 2500 fichas, mas faz string bet e apenas pode apostar 500...entao podemos colar :), river 9 e ele pega em "apenas" 5 mil e atira para o meio, ao que respondo..."Sócio não é preciso tanto"...já percebi :). Na 2º jogada estamos com cerca de14ks ( após recuperar alguns potes) e o Paulo faz limp utg+1, um inglês competente faz 800 no botão e eu sabendo que ele ia fazer isso, olho para o meu AJ off e faço 2,1Ks aos quais o Paulo dá cold call e o Inglês vira-se para mim e diz " have fun". Ora bem o Paulo já o tinha visto a fazer isto com AA e KK, por isso o range que o pûs foi  TT, AQ +, isto porque ele também não tinha muitas fichas na altura para andar a inventar. Bate um flop 8 alto e eu decido chekar porque não vou meter nem mais um cêntimo contra player que não vai largar o range que falei anteriormente num flop destes e que vai colar tudo, turn Q, volto a chekar e levo com 3500 amigáveis, ás quais digo "Paulo, porque fazes isso? que temos aí?", ao que ele respode..." Henrique, tu é que tens de saber isso...o profissional aqui és tu", e enquanto atiro as cartas para o Muck  respondo " sou mas é um menino que anda para aqui :P" . Mais tarde confidenciou-me que na 1ª jogada apenas tem AA na mão e nesta última AQ, por isso a minha leitura não falhou muito :).
Após me envolver em alguns potes 3way perco algumas fichas e fico com 7500 fichas, e eis que aparece a 1ª tentativa de suicído, tudo fold e eu estou no BT, não há Small blind apenas Big ( meu caro Pedro Lucas) e envio 500 com o meu KT copas ao que ele me convida com 3bet para 1300 e visto as blinds estarem ainda 100/200) e não querer shipar quase 40BBs opto pelo call. No flop aparece um 789 com 2 copas e o destino das fichas restantes já se sabe qual é. Ele beta 1500 eu envio o resto e ele cola com QQ ( ugh!) turn x e river K. Ok "back to da grind".
Após jogar mais algumas mãos tenho cerca de 12Ks e estamos em (150/300) o Bento abre 600 UTG e eu colo no BT com TT, no flop bate Q34 com 2 espadas, ao que ele aposta 1200 e eu colo, turn dobra o 3 e ele volta a apostar mas desta vez 1300 ( achei a bet relativamente estranha) e volto a colar, no river bate um 9 de copas e ele shipa a stack toda e mete-me all in, e aqui temos mais uma decisão de quase suicídio. A bet no turn acho estranhissíma, e na realidade se ele quer mais fichas numa board em não há grande história a contar, para quê o all in? De repente vem-me um conversa que tive com o Cláudio Coelho e com o Nuno Che há dias quando fomos beber um copo ao Lux, e lembro-me de estarmos a falar de algumas mãos e o Cláudio dizer-me que o Bento é bastante agressivo e spewer, eu na realidade acho que apenas tinha jogado com ele uma vez, mas este conjunto de factores e a jogada não ter nexo nenhum, fez-me dar o call e apresenta AJ para completo "air".
Finalmente já temos uma boa stack para jogar, e após 3betar o Inglês 2 ou 3 x no espaço de uma hora ( que era o chip leader da mesa com cerca de 80Ks,  apanho QQ e ele AK e está todo no pano, e com muita malta a puxar lá dobramos novamente e temos quase 60Ks . No entanto o nosso querido Paulo Futre é eliminado e a despedida com um grande abraço e um beijinho á "jogador de bola espanhol" é efectuada, seguido de uma grande salva de palmas para o "grande homem" :). Para finalizar o dia apareceu-me o "Tio de Angola" que como estava muito carregado decidiu oferecer-me algumas em 2 ou 3 jogadas...homem de bom coração :) relativamente ao dia 1B não tenho mais nada a salientar, a não ser o "Pera Manca" e as "morcelas em bagaço" logo no bar ao lado do casino, com a maravilhosa companhia de alguns "Ballers" e "Old Schools" de forma a forrarmos o estômago antes de descansar, sendo assim passamos ao dia 2 em 12º de 40 jogadores em prova.

Dia 2

Após mentalizar-me que o torneio ia ser meu em frente ao espelho, antes de ir para o chuveiro, chegamos ao dia 2 em que o field está mais complicado e a minha mesa também. O inglês estava novamente na minha mesa mas desta vez quem tinha posição era ele, o Kinas aparecia na BB quando eu era CO, Um finlandês agressivo que infelizmente dobrou e ficou carregado também não era pêra doce, e o Acácio Bispo na SB estava num dia em que lhe apetecia shipar 20 a 30 bbs pré flop, por isso a tarefa não ia ser fácil.
Lembro-me que faço um fullen contra o inglês e encho-me logo a inicio, mais tarde perco algumas contra o Acácio com 88 vs Ak em T high board, all pré, mas batem 4 paus e ele faz flush...começa a recuperação e consigo ganhar algumas ao finlandês, elimino um ou dois shorts e ficamos 30, mudo de mesa e vou para a mesa mais complicada do torneio, com os 2 chipleaders, O João Costa e o Bártolo, sem grande acçaõ evito jogar contra os dois e lá vou ganhando uma fichas, mas na altura da bolha em que tenho cerca de 130Ks e na última mão antes de jantar apanho Ak UTG, abro e o Bártolo cola no BT, o flop é K55 com 2 oiros, mando o 1º e ele raisa, dou call e no turn 4 oriros , ele manda quase 30ks ..eu colo e no river após meu check ele cheka behind nuts flush???? ...ok siga..
"Cai a bolha na cidade" e com uns shoves á mistura la vou até ás 90ks, altura em que as blinds já estão 2k/4K e um jogador abre 12Ks no Co , eu estou na SB e tenho AJ e ele cola de 66 stack off , A no turn e estamos na luta. Acabamos o dia ja na FT com cerca de 160Ks e o meu querido Luís Cepa a ter um mega cooler de KK vs AA contra o Kinas e estão encontrados os 8 finalistas....quase todos vão á ceia novamente e  vamos até á final table no dia 3.

Final Table ( Dia 3)



Quando estamos 6 estou curto com cerca de 120Ks, sinceramente só me mexia quando era necessário, Caldeira cai, o Tokas também e eu aí comecei a  fazer pela vida, shovo 2 ou 3 x seguidase fico com 180ks,  mesmo sendo a stack mais curta fazia grande mossa em qualquer um da mesa, até que apanho o spot perfeito em que após bet do Pedro e call do Luis eu tenho AK e shovo...recebo um call de 77 e faço flush...fico com cerca de 400ks e o kinas é eliminado. Estamos 5 e o Luis raisa-me a blind eu tenho A4 e 3beto visto que ja tenho cerca de 500ks e ele nem 200, como este movimento da parte dele já tinha acontecido várias vezes decidi jpogar para a stack dele com esta mão, após algum trash talk ele decide pelo all in e eu snapo, mostra o seu T2 off e ganho o pote. Fico chip leader e nesta altura estamos 4 com o Miguel relativamente curto( com cerca de 200ks) o qual vai all in contra o João de JQ e recebe call de A6, com o J no flop dobra para as quase 400 e aí decidimos fazer um chop no qual acabei por levar a maior fatia. Deixamos 1k cada um para o HU e sendo assim o vencedor ia receber mais 4K €  no final. A certa altura o Miguel elimina o Pedro e fica ele chip leader, mas com alguma pressão que pus á mesa acabei de a recuperar novamente e acabar por eliminar o Miguel numa flip de TT vs AK e chegamos ao HU com o Joao.
Chego ao HU com 1.3M de fichas das 1.9M totais e começo a atacar como se não houvesse amanhã...assim foi até que o reduzo a 300K chips e eu estou com 1.6M e ele consegue dobrar num num Ax vs o meu KJ e volta ás 600Ks. depois tenho uma jogada em que ele completa na sb e numa board de T High eu tenho QT e colo 3 streets para ver o KK dele...ficamos iguias em stack até que se dá o coelho decisivo. tou com QJ e ele completa outra vez. num flop aparece um Q5Q com  2 copas, eu cheko ele manda...eu colo. Turn bate uma 6 oiros, volto a chekar e ele manda. Aqui podia optar por raisar mas ia afastar todos os bluffs e sinceramente decidi arriscar tudo porque estávamos numa altura do HU em que ele já tinha recuperado a confiança e sabia que no river ele ia mandar quer tivesse ou não, isto porque estou com a minha mão escondida atrás de tantos draws, tal como a dele...mas tenho a certeza que estou á frente...certeza essa até ao river em que bate um 4 oiros...existe o runner flush de oiros, e o runner s8, até que ele overbeta pote. Numa altura em que eu ia poder tomar mutas e variadas decisões em muitos rivers apenas optei pelo call um pouco triste, mas não dá para foldar uma Q ali...ele apresenta o seu 78 Copas e de quem estava em flush draw, sacou o runner s8 e deixou-me irado. Colo vários potes em semi-tilt com 4ºs e 5ºs pares nunca bons e spewo cerca de 200Ks,  até que quando tenho 500 Ks e após 3 bet dele eu shovo a7 e estou contra 66 que conseguem holdar, deixando-me "runner up" deste torneio.

Pode-se dizer que fiquei um pouco triste por não ganhar o torneio quando estive tão perto de o fazer, o pote de KJ vs A6 seria a 1ª vez no torneio que estava a pôr as minhas fichas atrás pré flop em potes decisivos, todas as outras situações foram 50/50 ou estava á frente. Queixar-me de falta de sorte também não o posso fazer, porque os quatro 50/50 decisivos que tive ganhei-os. Já tinha prometido ao João que caso ganhasse o troféu seria dele, porque pelo que ouvi do dia 1 dele, juntamente coma pressão e o jogo que fez no 2º dia na mesa até á sua postura na mesa final, não ser ele o vencedor também seria injusto.
O destino decidiu isso, e penso no final de contas que o poker vai muito além de uma vitória ou de um 2º lugar. Eu ando nisto há cerca de 6 anos, e o João foi o 1º torneio live. No entanto o João tem experiência online maior que 95% dos jogadores em Portugal e está-se a tornar num grande jogador com óptimos resultados já conseguidos, e quando se perde para alguém que se dedica a este jogo, que pensa no mesmo e que trabalha para ser um dos melhores, a tristeza de ser runner up já não é tanta...perder para o Kinas seria bem pior ahahahah (joking my friend).
Apenas mais uma nota, tal como o Futre diz na conferência de imprensa em que apela aos jovens que acabem os estudos e que depois se quiserem que se apliquem no poker, conselho este que sempre dei a todos os que conheço, e em especial para os cépticos deste jogo, queria apenas dizer que o João foi o melhor aluno da Faculdade de Direito de Coimbra  acabando o curso com média de 17, e como podem ver...joga poker, ao mais alto nível e ganha muito dinheiro com isso, não deixando de lado os estudos. Espero que isto seja exemplo para muitos! Pensem nisto!
De resto, para me alegrar fiquei a saber que sou nº1 na LeaderBoard do Portugal Poker Series, e isso aconteceu devido a ser a pessoa, que ganhou mais dinheiro neste torneio devido ao chop efectuado :)


A todos os que cheiraram, aos que apoiaram, aos que enviaram msgs, ao Teikan, o meu especial agradecimento :)
Chegado a casa num domingo já tardio, ainda privei umas horas com o Carlos "Tacuara" Branco em minha casa, ao qual se juntou a companhia de Nuno Capucho por volta das 3 da manhã. No dia a seguir, ainda num periodo festivo tive  um pequeno almoço no Guincho um pouco cansativo como podem imaginar :)



Ao Bdosreis e Wannabe, foi um prazer ter aquela conversa rápida de meia hora naquela "última noite" de sexta feira :). Para voces, verdadeiros Ballers! Abraces, hencus