Boas ppl, já cá não passava ha uns dias então venho contar o que se passou nestes últimos tempos. Podemos então começar no Solverde #3 e contar como me correu o torneio.

Na 1ª hora de rebuys não se passou nada de especial visto que mãos não me apareceram, perdi uns potes e dediquei mais essa hora a observar os outros jogadores. Numa das ultimas mãos apanho um kh10h e dou call ao Vale, no flop bate Qh9s2s e ambos checamos, no turn bate um 3h e o vale aposta pote 1200. Vendo este combo no turn como unico spot durante a primeira hora de poder dobrar a minha stack para 7.5k ( e como prefiro começar a 2ª hora com 10k chips) meto todas e recebo call de qk dele....o river bate um Ah e lá lhe dou o suck out, começando a 2ª hora com 12.5k. A escassez de mãos e spots continuou até que desco às 9.5 ks, altura e que recebo 5s7s (com blins 200/400) há um limp , mais 2 calls e eu decido ir cheirar com este monstro, até queo botão raisa para 1600...para infelicidade minha todos fazem call e eu olho para para o kallage e ele só me diz " até te custa colar com isso,certo?" em que prontamente respondo " pode dar tanto". Lógico que o meu call aqui é muito marginal, mas com as odds que já tenho é-me impossivel foldar, mesmo desrespeitando um pouco a stack, visto que estou a jogar 1/6 da minha stack com esta mão...no entanto também sei que além do call ser obrigatório, ficar com 8k ou 9.5ks com este nivel de blinds é praticamente a mesma coisa, fico com menos 4bbs...no big deal.

No flop bate KsJs2s em que um jogador aposta 2.5ks e e eu prontamente faço all in dos meus 8 ks...ele após muito pensar dá call com kh9s e o meu flush aguenta e dobro a stack.

A partir do momento em que me vejo com 18ks começo a roubar muitos potes o que passado 1h me encontro com 35ks na BB com Ac9c, altura em que o Vinagre ( mais conhecido pelo "o Alemão" na minha família) beta-me no botão 3ks( blinds 500/1k) ao qual prontamente faço um reraise para 8.5ks , ele agradece-me e mete o restante fazendo 17ks total, ao qual lhe digo que mesmo que esteja atrás não posso foldar...dou call e o " Alemão " apresenta khQh...hold one time e o ninja ( ando a falar na 3ª pessoa tipo Miguel Veloso, porque acho que anda aí uma propaganda contra mim) passa para as 55ks. Continua a roubar e vai até às 70Ks, pelo meio ainda perdi um pote de 10ks contra o Alive e eliminei outro jogador.

Ao mudar de mesa, apanho o Mark, o Felix carregado delas, o Farinfas, o Shadow e o julião ( os outros que me perdoem que não sei os vossos nomes de guerra) e logo na 1ª mão apanho 10h9h em utg+2 beto 3.2ks pf ( blinds 600/1200) e recebo mini raise para 7600 da BB...ao qual prontamente dou call. No flop bate 10xx e o Shadow faz me all in, nesta situação posso-o pôr em monstro, em Ak num pp mais baixo que o meu( 88,99)..o range é tão alargado, visto que era a minha 1ª mão e não tinha info de como ele jogava...e para um pote de 18ks dar call de 16k do all in dele, ainda ficando com cerca de 50ks e com top pair e possibilidade de dar pelo menos uma beat :P, dou call e ele mostra kk ( ugh! ) no turn ainda fico em flush draw e perco o pote. Moral da história ...as minhas fichas fizeram FT...uma parte de mim esteve lá !!.

Mais de 45min sem uma única mão e sem spots para fazer algo, uma vez que o Felix ia-se enchendo com os seus monstros a serem pagos, até que recebo 55 e beto 5.5ks (blinds 1k/2k) e levo um all in de 12ks de um jogador que ainda não se tinha mexido. Dou call e apresenta A10...10 no flop e fico com 25ks...mão a seguir Aj suited estou utg as blinds vão subir para 1.5/3 e shovo para levar call do mesmo jogador que tem 99, os quais holdam e gg. Moral da história...se algum dia queres ganhar um solverde, vais ter de ganhar corridas isto porque a própria estrutura leva-te a correr...e por isso ou te bate ou "insert coin and try again" porque um dia o jackpot vai ser teu :D. Parabens a todos que fizeram FT, especialmente à Rute de defendeu as cores da Bwin com muita garra :).


Chegado a Lx, pus-me a jogar cash e sits até que vi um freeroll para terça-feira na Unibet para um pacote em Vegas. Por estranho que pareça na prize pool aparecia Unibet Open, mas na descriçao do torneio e na página principal tratava- se de um pack para Vegas. Registei-me e por incrivel que pareça para um torneio com 240 participantes, consegui dar 6 beats ( incluindo a ultima mão) e ganhei :D...nunca...mas nunca...desde que jogo poker dei tanta bad beat num mtt.

Acreditem que a certa altura pensei que aquilo estava tudo feito para mim e que ia ganhar...nem senti pressão quando fiquei reduzido a 3ks com blins 1k/2k depois de shovar 30ks na SB com A6 um botão e ele ter jj e holdar...fiz o comeback da minha vida.

Freeroll FTW!!!! Sempre a mete-las! E assim se ganham 6k$...vergonhoso...um péssimo exemplo para o poker... mas também mereço :) hahaha!



O pacote inclui :

9 noites de alojamento num hotel 5 estrelas durante o evento
Buy-in para um side event de $1500 do WSOP
800€ de dinheiro para despesas relaccionadas com a viagem
400€ de dinheiro extra para despesas

E sendo assim além de enviar um abraço especial ao Jotapega que me fez companhia no HU através de skype, lá terei de ir mesmo a Vegas este ano :D.

De resto este mês escrevi um artigo para a PokerEuropa, um artigo de simples entendimento que fala de algumas curiosidades, chamado "Transformers", o qual aqui vos deixo, para o caso de quem não tem acesso à revista. Divirtam-se e se não gostarem leiam várias vezes até ficarem a gostar :P.



TRANSFORMERS





Recentemente deixei de jogar torneios e passei a jogar apenas cash, o que fez com que tivesse uma visão totalmente diferente da que estava habituado. Em mtts se eu tinha uma mão forte, estava desejoso de pôr todas as minhas fichas no meio e decidir o torneio naquele momento. No entanto, em cash games tive de fazer algumas adaptações, isto porque deixei de arrastar a barra para fazer o all in e comecei a apostar qualquer coisa desde meio pote a 2/3 do pote, o que muitas vezes quando levo call faz-me entrar num estado de “stress” ao pensar que possa estar atrás.. Em torneios estas mãos são facilmente jogáveis mas em cash games, especialmente se estivermos deep, sabemos que há sempre alguém à espera que o seu par se transforme num trio ou que o seu naipe desejado apareça.
Se virmos bem a nossa volta, poucos jogadores conseguem obter sucesso nestas 2 vertentes. Costumamos encontrar alguns que gostam de jogar torneios online, outros gostam de cash games e mesmo muitos outros que gostam de circuitos live. Na maioria dos casos encontramos jogadores que são especialistas. Claro que no meio disto tudo há exepções, posso dar como exemplo Doyle Brunson e Phil Ivey, que conseguiram ter sucesso nos niveis mais altos de ambas as vertentes mas para cada um destes existem centenas de especialistas tais como as Phil Hellmuth, Kevin "Belowabove" Saul, Tom “durrrr” Dwan, já para não enumerar os que nunca ouvimos falar.
E porquê isto? Uma mão em Texas hold`em é sempre a mesma, quer jogada em mtts quer em cash. Um flush ainda vence uma sequência, mas também sabemos que existem muitos factores que fazem com que a mesma mão seja jogada de maneiras diferentes, tais como stacks limitadas, jogar contra um adversário deep ou short, rebuys, blinds, jogadas na altura da bubble e muitos outros factores.
O mais engraçado disto tudo é que todos estes pequenos detalhes não são segredo para jogadores experientes, no entanto se eles são suficientemente inteligentes para terem noção disto, porque é que só alguns conseguem pôr isto em prática e compreender as diferenças entre jogar a mesma mão em cash e em torneios?
A principal diferença tem muito a ver com o estilo de jogo do jogador. O principal erro que muitos jogadores cometem em cash é jogarem demasiadas mãos. À medida que vão perdendo vão-se apercebendo que será melhor tomar uma postura mais tight agressive para retirar daí os seus lucros. Além de verem flops com mãos mais fortes, reduzem a variância, o que os vai ajudar na sua gestão de banca.
Relativamente a mtts existe um aspecto principal chamado “prize pool” que muda a maneira de jogar da maioria dos seus participantes. Os prémios mais desejados estão no top 3 e em média apenas 10% dos jogadores conseguem chegar ao dinheiro, o que significa apenas um prémio modesto que se traduz em pouco mais do buy-in. Para se ter sucesso em torneios tem de se jogar para ganhar, por isso posso afirmar que jogadores loose ganham torneios e os jogadores tight esperam chegar ao dinheiro. Podemos então concluir que os jogadores de mtts são recompensados pela grande variância e prejudicados pela falta dela e sendo asssim jogadores que são tights podem ganhar dinheiro em cash games, mas em torneios vão ter uma tarefa muito mais complicada. E este é o paradoxo que torna difícil para a maioria dos jogadores conseguirem fazer a transicção de cash games para torneios e vice-versa, uma vez que se adaptam a um determinado estilo de jogo.
Não podemos no entanto deixar de lado o factor “skill”. Todos sabemos que em fases mais avançadas de mtts, a sorte é um componente com grande peso, visto que no caso de nos encontramos num torneio abaixo das 10 big blinds, sabemos que temos de ir all in para ficarmos com uma stack no minimo saudável. Havendo já movimentos anteriores de outros jogadores e mesmo correndo o risco que certos jogadores sobre os quais temos “edge” nos possam eliminar, ao olharmos para um AQ deparamo-nos com uma decisão extremamente fácil. Numa mesa de cash isto já nao acontece uma vez que podemos foldar facilmente.
Fazendo um apanhado geral, posso afirmar que os jogadores de cash games tem mais “skill” que os de mtts, mas por outro lado têm mais dificuldade em adaptar-se a estes devido a determinadas fases, situações e instinto de decisão em alturas críticas, este ultimo factor extremamente importante, uma vez que em mtts não temos o botão de “reload chips” e se perdemos resta-nos ver o triste “gg” escrito na chat box.
Por esta razão posso designar jogadores de mtts melhores estrategas do que os de cash games e onde existe estratégia, existe uma maior capacidade de adaptação a novas situações.
Aconselho passarem por ambas as vertentes porque só assim vão conseguir adaptar-se e sentir as diferenças, tendo como resultado final a melhoria do vosso jogo.
Por isto tudo, tranformem-se!

Abraço,


hencus